Diário Oficial do Estado comemora 129 anos

quarta-feira, 08 de maio de 2019

A Imprensa Oficial do Estado, que é um pouco mais antiga, completou 180 anos no dia 2 de maio.

O Diário Oficial do Estado de Mato Grosso comemora nesta terça-feira (08.05) 129 anos de circulação da sua primeira edição. O superintendente da Imprensa Oficial, Roberto Sarto, destaca a importância da comemoração. “O Diário Oficial é muito importante para a história de Mato Grosso. Nós somos o segundo Diário Oficial mais antigo do Brasil”.

A Imprensa Oficial do Estado (Iomat), que é um pouco mais antiga, completou 180 anos de existência no último dia 2 de maio. Em processo constante de modernização, a Iomat criou em 2018 o seu aplicativo, possibilitando acesso ao Diário Oficial do Estado pelo celular. O aplicativo está disponível para instalação tanto para iOS quanto para Android.

Incorporada à atual Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) em 2005, a Imprensa Oficial reduziu substancialmente a burocracia, os custos operacionais e melhorou sua eficiência desde então.  Prova disso foi a implantação da IOMATNET, no ano de 2006, fazendo com que o Diário Oficial Eletrônico passasse a ser acessado pela internet.

Em 2008, o DOE passou a ser exclusivamente eletrônico, podendo ser acessado gratuitamente. Mato Grosso foi um dos pioneiros na implantação do Diário totalmente eletrônico, reduzindo o tempo de produção, e os gastos com impressão, o que proporciona sustentabilidade e economia aos cofres públicos. Atualmente ele é acessado diariamente por cerca de 10 mil usuários.

“Os diários oficiais estão digitalizados desde o ano de 1967, totalizando 52 anos, com certificação digital e disponível à pesquisa pelo site da Iomat” acrescenta Roberto Sarto.

Histórico

A Tipografia Provincial de Mato Grosso foi criada em 02 de maio de 1839, para poder imprimir o jornal oficial “Themis Mattogrossense”. Na época, Cuiabá tinha uma população de 12 mil habitantes, com economia voltada à mineração, criação de animais, e o início da agricultura.

A cidade não oferecia muitas opções profissionais à população. Com a criação da Tipografia Provincial foi possível a criação de novos empregos, oportunidades e avanços na área da cultura.

Problemas políticos acabaram afetando o Themis Mattogrossense, fazendo com que em 1840 o jornal deixasse de circular. Após o Themis, outros jornais como “O Cuyabano” e a “Gazeta Cuyabana” foram impressos na Tipografia Provincial mato-grossense. No fim de agosto de 1848 a ela chegou ao fim, causando uma grande crise política na época.

O Ressurgimento

Em maio de 1890, 42 anos após o fim da Tipografia Provinciana, o então Governador Antônio Maria Coelho, decidiu pela restauração da Imprensa Oficial e determinou a criação da Tipografia do Estado. Com a ajuda do jornalista José Maria Velasco foi criada a “Gazeta Official do Estado de Matto-Grosso”.

A sua primeira edição, justamente no dia 8 de maio daquele ano, trouxe em primeira página o decreto nº 17, que relatava a criação da “Typographia do Estado” e o seu regulamento.

O jornal que circulava apenas três vezes por semana, possuía variados assuntos dentro de suas quatro páginas. Notícias, assuntos policiais, pautas, assuntos diversos e editais, podiam ser lidos por assinantes tanto da capital quanto do interior. A partir de 1935, com direção do professor Rubens de Carvalho, a Gazeta Official do Estado de Matto-Grosso passou a ser produzido diariamente.

De Gazeta a Diário

No ano de 1937 o interventor federal Júlio Muller designou o jornalista Arquimedes Pereira Lima para uma grande missão: a reformulação da Tipografia Oficial do Estado. O processo de modernização desenvolvido por Arquimedes fez com que a antiga Gazeta ganhasse um novo nome, Diário Official do Estado de Matto-Grosso. Além disso, novos maquinários proporcionaram avanços na imprensa oficial mato-grossense.

Em 8 de janeiro de 1938 a primeira edição do Diário Official chega pela primeira vez aos leitores.

Novidades

O Diário Oficial Eletrônico do Estado de Mato Grosso tem por missão tornar pública todas as matérias no âmbito administrativo do Executivo, Legislativo e Judiciário, demonstrando transparência. Para aproximar o cidadão mato-grossense, novidades devem ser lançadas ainda no primeiro semestre deste ano, facilitando ainda mais o acesso da população ao Diário Oficial Eletrônico do Estado de Mato Grosso.

Fonte: Hudson Costa com supervisão de D'Laila Borges | Seplag-MT