IMPRENSA OFICIAL 175 ANOS
DIÁRIO OFICIAL 125 ANOS

quarta-feira, 03 de junho de 2015

No mês de Maio deste ano de 2015, a Imprensa Oficial do Estado de Mato Grosso comemorou 175 anos de existência, assim como o Diário Oficial completou 125 anos de história.

A PRIMEIRA IMPRENSA OFICIAL.

Os registros históricos disponíveis permitem a conclusão de que a Imprensa Oficial do Estado de Mato Grosso foi a primeira Imprensa Oficial do Centro Oeste brasileiro e o primeiro órgão criado pela administração mato-grossense a nível regional. Rememorando-se estes registros, a história da imprensa brasileira retrocede a 6 de julho de 1747, quando foi assinada a carta régia que proibia a impressão de jornais e livros no Brasil colônia, sob pena de confisco e degredo . A vinda da família real para o Rio de Janeiro possibilitou a revogação da mencionada carta régia, cabendo ao próprio Dom João VI a assinatura do decreto que criou a Impressão Régia, a 13 de maio de 1808. Desta maneira, foi assentada a base gráfica para que circulasse o primeiro órgão da imprensa brasileira, a "GAZETA DO RIO DE JANEIRO", no dia 10 de setembro de 1808. Embora distante, a Província de Mato Grosso, exemplificando o ótimo nível cultural a que havia chegado, foi a primeira em todo o Centro-Oeste a fazer funcionar a sua Imprensa Oficial. Sabe-se que o primeiro jornal da região foi "A MATUTINA MEYAPONTENSE", que existiu de 5 de março de 1830 a 24 de maio de 1834, no arraial de Meyaponte, hoje Pirenópolis, em Goiás. Acontece que "A MATUTINA MEYAPONTENSE" era editada pela Typographia de Oliveira, de propriedade do comendador Joaquim Alves de Oliveira. Durante o governo do Dr. José Antonio Pimenta Bueno a Província de Mato Grosso adquiriu uma tipografia através de subscrição popular, ficando a mesma subordinada administrativamente à Assembléia Legislativa Provincial de Mato Grosso. Para se ter uma idéia da importância dada à mencionada tipografia, recorda-se que ela foi adquirida em 1838, pouco mais de três anos após a instalação da Assembléia Legislativa Provincial de Mato Grosso e 36 anos antes da solenidade de implantação do Tribunal de Relação da Província de Mato Grosso, hoje Tribunal de Justiça do Estado, no dia primeiro de maio de 1874. Ao fazer funcionar a primeira Imprensa Oficial do Centro-Oeste, a Província de Mato Grosso assegurou a circulação do primeiro órgão da imprensa mato-grossense, o jornal "THEMIS MATTOGROSSENSE", no dia 14 de agosto de 1839.

COM A REPÚBLICA, A TYPOGRAPHIA DO ESTADO.

A Imprensa Oficial em Mato Grosso ressurgiu com o advento da República. Depois de um lapso de quase 42 anos, o governo mato-grossense criou a Typographia do Estado de Mato Grosso, de acordo com os termos do decreto nº 17 , de 2 de maio de 1890. Com ela surgiu, também, a "GAZETA OFFICIAL DO ESTADO DE MATTO GROSSO", que circulou pela primeira vez no dia 8 de maio de 1890. Além dos fatos oficiais, também eram divulgadas notícias de Cuiabá. O primeiro diretor geral da Typographia do Estado de Matto Grosso, foi o advogado José Maria Velasco, que, juntamente com o Sr. Manuel Ribeiro dos Santos Tocantins, levou ao general Antonio Maria Coelho, o primeiro governador de Mato Grosso, a idéia da reimplantação da Imprensa Oficial. Durante quase seis anos, a Typographia, do Estado funcionou em um prédio, já demolido, na Praça da República, no local onde existiu a Cadeia do período colonial. Mais recentemente, no mesmo local, a Casa Moreira deu lugar a um edifício de apartamentos, um dos primeiros de Cuiabá. No dia 2 de julho de 1896, às 15:00 horas, foi inaugurado o prédio da Typographia do Estado de Matto Grosso na esquina das atuais Avenida Getúlio Vargas e Rua Barão de Melgaço, onde se encontra agora a agência do Banco da Amazônia S.A. em Cuiabá. Esta segunda sede da Typographia do Estado foi construída por determinação do presidente Manoel José Murtinho e inaugurada pelo seu sucessor, o presidente Antonio Corrêa da Costa. A partir do dia 15 de janeiro de 1935, já sob a direção do professor Rubens de Carvalho, a "GAZETA OFFICIAL DO ESTADO DE MATO GROSSO", passou a ser publicada diariamente".

DIARIO OFICIAL A PARTIR DE 1938.

A partir de 8 de janeiro de 1938, o órgão oficial do governo estadual passou a se chamar "DIARIO OFICIAL DO ESTADO DE MATO GROSSO", por iniciativa do seu diretor na época, o jornalista Archimedes Pereira Lima. Foi uma das mais brilhantes fases da Imprensa Oficial do Estado de Mato Grosso, que recebeu um grande apoio do ex-governador e então interventor federal Júlio Strubing Muller, que tudo fez para a sua modernização. No dia 14 de agosto de 1939, às 17:00 horas, com a presença das mais destacadas autoridades locais, foi inaugurada a rotativa tipográfica da Imprensa Oficial do Estado de Mato Grosso, a primeira instalada em território mato-grossense. A partir de setembro de 1968, por etapas, já havia sido iniciada a mudança da Imprensa Oficial do Estado de Mato Grosso para as suas instalações na Praça Ipiranga. Simultaneamente, o jornalista Emanuel Ribeiro Daubian, que por mais tempo dirigiu a Imprensa Oficial do Estado, anunciava a importação de novos equipamentos.

Fonte: Pedro Rocha Jucá